Confira dicas para obter controle sobre todas as transferências de arquivos em tempos de LGPD

Confira dicas para obter controle sobre todas as transferências de arquivos em tempos de LGPD

Com a iminente chegada da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), diversos setores e serviços serão diretamente afetados quando o assunto for transferência de dados. A situação fica ainda mais delicada diante da rápida transformação digital impulsionada pelo momento atual. De acordo com uma pesquisa da IBM 55% de todas as integrações de sistemas ainda é feita por meio de arquivos. Dessa maneira, a mudança promete atingir desde instituições financeiras como os bancos que a cada dia precisam investir mais em segurança digital, passando pelos processos internos de grandes empresas, órgãos públicos, e-commerce e até o gerenciamento de dados em escolas e hospitais.

 

 

Portanto, a partir de agora será fundamental obter um controle total sobre todas as transferências de arquivos, não dando a menor chance de vazamento de qualquer tipo de informação confidencial. Ou seja, será necessário cumprir com um rígido protocolo para conseguir gerenciar qualquer tipo de dado sigiloso em aplicativos e unidades de negócios, principalmente as grandes corporações que transferem um volume bastante elevado de dados diariamente.

Hoje existem soluções como o bundle IBM Sterling Secure File Transfer que oferecem a visualização consolidada de todo o ambiente de transferência, promovendo uma leitura completa do processo do início ao fim. Isso não só garante a identificação de possíveis gaps ao longo do caminho como aponta falhas que podem comprometer a segurança e a entrega destes arquivos no prazo determinado.

Abaixo confira algumas dicas para garantir a integração de processos complexos e transferência de dados de forma segura e competente:

  1. Tenha visibilidade de todo o processo de transferência: Hoje, a quantidade de arquivos trocados entre empresas, fornecedores, parceiros e clientes é muito grande, o que requer uma solução confiável e eficiente de transmissão de arquivos. Por isso, um software que ofereça um dashboard informativo em tempo real e que garanta a visibilidade de todo o processo de transferência é mais do que fundamental para o cumprimento de prazos e identificação de possíveis falhas, antecipando potenciais riscos.
  2. Opte por um sistema com uma interface amigável e segura: A tecnologia deve andar lado a lado com a empresa, sendo uma ferramenta de fácil manuseio e leitura. Portanto, a melhor opção para mitigar e antecipar riscos e garantir os melhores resultados é sempre optar por um sistema que atenda a todos os protocolos, mas que tenha uma linguagem simplificada.
  3. Diminua a dependência de transferências FTP (File Transfer Protocol): Tenha certeza que o software garanta uma transferência ponto-a-ponto, diminuindo a dependência de transferências de FTP (File Transfer Protocol), pouco cofiáveis.
  4. Proteja suas transferências de arquivo da Internet pública: Para proteger as suas transferências de arquivo da Internet pública é preciso obter um proxy de aplicativo baseado em zona desmilitarizada (DMZ). Com isso é possível aplicar um controle mais rígido no processo de transferência, incluindo autorização de parceiro comercial, autenticação multifator e quebra de sessão antes de entrar na zona confiável da sua instituição ou empresa.

Você quer conhecer mais sobre o bundle IBM Sterling Secure File Transfer e suas

funcionalidades. Fale conosco no email: contato@ezly.com.br ou no Tel +55 11 3045 8282