Thumb

Saiba o que rolou no webinar da eZly e BMC sobre a Control-M

A eZly, em parceira com a BMC, fez um webinar para falar sobre o Control-M, nesta última terça-feira (8). Com participação de Estevão Andrade, CEO na eZly, e Rangel Titara, Account na BMC, foram explicados os principais detalhes da solução distribuída pela nossa empresa.

O Control-M é uma solução voltada para empresas que querem simplificar e automatizar processos, introduzir aplicações batch, reduzir as taxas de falha, melhorar os SLAs e acelerar a implantação de aplicativos. No começo da apresentação, Estevão abordou que a solução pode ser implantada em diversos segmentos, como seguros, serviços financeiros e supply chain.

Passada a palavra para o Rangel, o especialista comentou que a solução é líder no mercado de automação de workflow há quase 40 anos. Entre os motivos de ocupar o pódio estão: facilidade de manuseio, substituição simples, gerenciamento de SLAs e proatividade.

 

Dados apresentados durante o webinar do Control-M

Antes de partir para as aplicações, Rangel trouxe alguns dados independentes. Segundo pesquisas, 98% das empresas usarão diversas nuvens, mas somente 41% têm uma estratégia ativa para implantá-las. Ele explica que “a infraestrutura de hoje não é igual a do passado e, tampouco, será a do futuro. A tendência sempre é a complexidade aumentar”.

A segunda pesquisa apresentada teve como temática a importância dos dados para a tomada de decisões, pois 79% das empresas classificam seus dados como essenciais para os seus negócios. No entanto, 90% dos analistas passam 90% de sua semana de trabalho (cerca de 36 horas) em atividades relacionadas a dados, como pesquisa, preparação e análise, ao invés de estar trabalhando, na maior parte do tempo, no core business.

 

Principais aplicações do Control-M

Partindo do princípio de que a infraestrutura se moderniza ao longo do tempo, o Control-M acompanha essa trajetória para integrar as plataformas em um único espaço. Muitas integrações são nativas. Mesmo que haja alguma que não seja compatível, basta acessar a comunidade da BMC para baixar a API necessária.

Ponderado esse ponto, vamos falar resumidamente das principais aplicações do Control-M, com exemplos práticos para facilitar o seu entendimento. Caso queira saber com mais detalhes, te convidamos a assistir o nosso webinar. Entre as principais funções da solução, podemos mencionar:

Gerenciamento de SLAs

A maioria dos bancos fecha as agências às 16h. Existe uma sequência de processos que devem ocorrer durante o dia, por exemplo, uma transferência de arquivo ou transição. Caso surja algum imprevisto antes do horário do processo crítico, o Control-M consegue identificar onde está o erro.

Backup

O Control-M pode orquestrar qualquer tipo de trabalho. Um deles é o de backup, que pode ser programado sem interromper os processos de produção.

Business Process Integration (BPI)

Citando o Starbucks como referência, Rangel diz que a solução pode indicar que o número de peças está abaixo do número requerido. Ao receber essa mensagem, o Control-M envia um novo processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos.

DEVOPS

Quando falamos de DEVOPS, o desenvolvedor é o responsável por fazer o código da aplicação. Porém, esse processo pode ter idas e vindas, gerando ineficiência dentro da TI. A solução da BMC trabalha com o Jobs-as-Code, que pode ser melhor entendido no artigo “What Is “Jobs-as-Code”?.

Multicloud

O Control-M orquestra as diferentes plataformas de nuvem: AWS, Microsoft Azure, Google Drive, entre outros serviços em nuvem. A ideia principal é que o Control-M seja o ponto único de controle, independentemente de onde a aplicação esteja.

Big Data

Para explicar como funciona a inteligência de Big Data do Control-M, Rangel usou o exemplo da Gerdau para informar que é possível estabelecer a quantidade de toneladas que deve ser feita por cada país, assim como a manutenção programada, sem parar a produção.

Transferência de arquivos

Sendo curto e direto, muitas aplicações limitam o envio de arquivos. Com o Control-M, por exemplo, é possível enviá-los internamente e externamente, sem muitos obstáculos.

Visibilidade e controle

É possível visualizar e controlar os processos que estão acontecendo no momento. Somente o administrador ou autorizados podem definir o que será visto e por quem. Se, por acaso, o administrador não conseguir ir ao serviço, ele consegue visualizar a situação pelo aplicativo, por meio de um smartphone ou tablet.

Mainframe

O Control-M se conecta em mainframes, podendo, por exemplo, guardar informações por 50 anos anos e buscá-las em segundos, com baixíssimo consumo de MSU. É possível que o código seja validado com padrões predefinidos, corrigir e fazer comparações, entre outras funções.

Auditoria, compliance e governança/report facility

O Control-M consegue guardar os logs para fazer as auditorias e, por meio do self-service, consegue visualizar tudo o que ocorreu e gerar um relatório sem grandes problemas.

Mergulhe na transformação digital com a eZly

Atuando há mais de 10 anos no mercado brasileiro, a eZly tem apoiado inúmeras organizações nacionais e multinacionais a transpor o desafio da integração de dados B2B/EDI, dando suporte na missão de integrar alto volume de dados com conversão e interação ajustável a diversos sistemas internos, fornecedores, clientes e parceiros externos.

Por meio dessa integração, essas empresas conseguem obter redução de custos e uma melhor visibilidade gerencial sobre todos os processos. Entre em contato com a equipe da eZly.