Saiba mais sobre Blockchain

Você sabe o que é Blockchain?

Apesar de cada vez mais comum ouvirmos falar sobre soluções em Blockchain, acredito que ainda existam dúvidas. As explicações geralmente passam por termos como ledger, Hyperledger, imutabilidade, bitcoin, hash, criptografia, e outros que nem todos tem intimidade. Portanto, resolvi escrever este artigo, para tentar explicar da maneira mais simples possível, do que se trata esta tecnologia.

Blockchain é uma tecnologia de software que visa simplificar processos, provendo grande confiabilidade. Indo além, é um sistema de livro-razão (ledger), onde todas as transações são gravadas criptografadas (com segurança), e quando é atingido um certo número de transações, elas são armazenadas em um bloco, de forma a não poderem mais ser alteradas ou excluídas (imutabilidade). Este bloco é ligado ao bloco anterior, formando uma grande corrente (Blockchain = corrente de blocos). O Blockchain funciona em uma rede descentralizada (peer-to-peer), sendo copiado para cada computador da rede. Se um hacker invadir a rede, além de ser praticamente impossível decifrar as informações criptografadas, ele não conseguiria gerar transações falsas, pois todas as transações só são gravadas após serem validadas por um consenso da rede.

As aplicações comerciais do Blockchain são muitas. Áreas como supply chain, financeira, médica, logística, e muitas outras podem ser beneficiadas. Claro que esta tecnologia não serve para tudo, mas um sistema onde há diferentes players (fornecedores, clientes, bancos, órgãos reguladores, etc.) gerando e/ou acessando as mesmas informações, estes podem ser contemplados com uma visão única para todos, garantia de inviolabilidade das informações, gerenciamento de identidade na rede, sem a necessidade de nenhum intermediário (middle-man), e tendo as regras de negócio automaticamente aplicadas (smart contracts).

Outra questão que gera bastante polêmica é o Bitcoin. Ele é uma moeda eletrônica (crypto-currency) cuja base tecnológica é o Blockchain. O Bitcoin foi criado no ano de 2008 e começou a circular em 2009, só obtendo sucesso graças a toda esta infra-estrutura computacional desenvolvida, chamada Blockchain. Portanto, uma empresa pode se beneficiar de blockchain nos seus processos de negócio, sem nunca usar uma moeda eletrônica para isso. Por outro lado, esta infra-estrutura funciona tão bem e é tão segura, que pode ser usada para trafegar “dinheiro”. Além do Bitcoin existem outras diversas moedas eletrônicas, e outras ainda para ser criadas, como no caso da China, que pretende lançar uma moeda eletrônica oficial do país.

Para saber mais entre em contato com a eZly.